sábado, 20 de setembro de 2008

Montagem e Configuração de PC – Montagem de Computador - III

* Montagem de PC - III

Continuando com o assunto de montagem de computadores, iremos continuar abordando as peças principais que vem quando o usuário compra um computador, ou quando o mesmo necessita adquirir separadamente.

* Monitor

Junto com o monitor é fornecido um manual com características técnicas e principais possíveis modificações do monitor.

Em geral o monitor não requer nenhum tipo especial de configuração. Basta conectá-lo à placa de vídeo (SVGA) e estará pronto para funcionar. È preciso tomar cuidado apenas, com o cabo de conexão de voltagem, para que não cause danos ao usuário.

As informações do manual do monitor são extremamente úteis. Por exemplo, existem indicações sobre as suas freqüências horizontais e verticais de funcionamento, o que facilita a regulagem da placa SVGA para obter a melhor imagem possível no monitor.

Os monitores modernos são do tipo Plug-and-Play, ou seja, são detectados pelo sistema operacional Windows, e a seguir seus drivers são instalados. Esses drivers informam ao Windows as freqüências e resoluções suportadas, bem como o funcionamento dos modos de economia de energia.

Alguns monitores são acompanhados de um disquete com seus drivers. Caso o Windows não tenha os drivers para o seu monitor, você pode usar os existentes neste disquete.

Observe a figura abaixo de um monitor 15”:

* Mouse

Para funcionar em ambiente Windows, o mouse não requer, em geral, nenhum software especial e o próprio sistema identifica o mesmo. Ainda sim, algumas vezes o mouse é acompanhado de um disquete com um software que permite o uso de seus três botões, já que os drivers para Windows em geral dão acesso a apenas dois botões.

Também é fornecido neste disquete um “driver de mouse para DOS”. Ele é necessário para fazer com que possa ser usado sob o MS-DOS, sem a presença do Windows, como por exemplo, em jogos antigos. Se você não tiver um driver de mouse para o modo MS-DOS, pode utilizar o que acompanha outro mouse, pois esses softwares em geral são compatíveis.

Observe as figuras:

Mouse 1

Mouse 2

Note que podem existir vários tipos físicos de mouse, porém todos são praticamente idênticos em termos de funcionamento central.

* Unidade de CD-Rom

Praticamente todos os drives de CD-ROM são acompanhados de um manual, além de um disquete com drivers que permitem o seu funcionamento no modo MS-DOS.

Este é um erro freqüentemente cometido por quem instala um drive de CD-ROM pela primeira vez. Não é preciso, e nem é recomendável utilizar o driver existente neste disquete, pois o Windows já possui seus drivers nativos para controlar o drive de CD-ROM.

Confira então o material que pode acompanhar a unidade de CD-Rom:

* Disquete com driver para MS-DOS

* Cabo de áudio

* Manual

* Cabo flat IDE

* Parafusos de fixação

Observe a figura:

Veja o que acompanha geralmente um Kit CD-Rom:

* Gabinete

Muitos gabinetes possuem na sua parte frontal, um display digital para indicar o clock do processador. O valor mostrado neste display deve ser programado pelo próprio usuário, através de instruções existentes no manual do gabinete.

Normalmente este manual consiste em uma única folha com as instruções para a ligação do display na fonte de alimentação, na placa de CPU, e para a programação de seus números.

Observe um gabinete novo:

Observe um gabinete mais antigo:

* Unidade de disquete

Unidade de disquete, geralmente, não é acompanhada de nenhum tipo de manual. Isto se dá pelo fato de não ser necessário fazer nenhuma configuração avançada e básica para sua devida instalação, bastando conectá-lo à placa mãe.

Veja abaixo um Disquete:

* Teclado

Assim como os disquetes, os teclados também não são acompanhados de manuais ou drivers, porém, neste caso, existem algumas exceções. Os chamados teclados multimídia são fornecidos com um CD-ROM contendo um software que habilita o funcionamento dos seus botões especiais.

Observe um teclado multimídia:

* Placa de rede, som e modem

Todas essas placas são fornecidas com manual e um CD ou disquete com drivers e utilitários. Além do driver, a placa de modem é acompanhada de programas de comunicação.

Um cabo telefônico padrão RJ-11 também acompanha o modem. Placas de rede são acompanhadas de drivers e em alguns casos, programas de gerenciamento e diagnóstico de rede.

As famosas placas de som são acompanhadas de drivers e aplicativos sonoros. Certos tipos de placas de som são também acompanhadas de um cabo de áudio para ligação com o drive de CD-ROM.

Observe uma placa de som:

Observe uma placa de rede:

Observe um cabo RJ -11 que acompanha o modem:

Nos próximas lições veremos mais sobre montagem e configuração de PC. Até a próxima.

0 comentários: