* Manutenção em HD
No tutorial anterior, começamos a abordar tutoriais voltados para soluções diversas sobre hardware e dicas diversas.
Foi iniciado o assunto sobre manutenção de HD, pois problemas com discos rígidos são relativamente comuns. Torna-se, então, importante sabermos como e o que podemos fazer para salvar esses componentes essenciais, que armazenam todas as nossas informações sobre dados e sistema operacional.
* Realizando uma preventiva - continuação
b) O teste completo é muito demorado e pode levar horas de manutenção. Porém este tipo de manutenção é necessário para um bom desempenho do computador e para uma boa vida útil do HD.
Para realizar tal tarefa, convém sempre desabilitar os programas residentes na memória, como por exemplo, o antivírus.
Veja os passos:
1) Clique com botão direto sobre a partição C:, aparecerá a tela abaixo
2) Um clique no botão “Desfragmentar agora”, seguirá a seguinte opção:
- Escolha a partição que será feita a manutenção e escolha “Desfragmentar”. No exemplo acima, temos duas partições (C:) e (F:)
- Observe que existe um botão chamado “Analisar”. Esta função vai lhe mostrar como está seu HD e o que está necessitando de ajustes:
Ao fazer a análise da partição escolhida do seu HD, a ferramenta irá apresentar os dados sobre a varredura:
No nosso exemplo, o sistema informou a necessidade de desfragmentar o disco selecionado.
Caso você queira ter um relatório do que está acontecendo com seu HD, basta clicar em “Exibir relatório”:
Os HD’s (na verdade os dados guardados) se tornam fragmentados com o decorrer do tempo. Isto é um processo considerado “normal” e faz-se necessária e desfragmentação. Quanto mais fragmentado estiver o HD, mais lento ficará o mesmo.
* O que acontece com a desfragmentação
Com o disco fragmentado, o prato (o disco físico no interior do Hard Disk) é obrigado a dar um maior número de voltas para que as cabeças possam ler um mesmo arquivo.
Quando um arquivo se encontra fragmentado ele é dividido em várias partes que ficam soltas dentro do HD.
Desta forma então, o processo de desfragmentação reúne todas essas partes de forma contígua. Isso deixa o HD com mais velocidade de trabalho e mais rápido, pois será necessário um menor número de passagens através do prato para que as cabeças leiam totalmente um arquivo.
É de grande importância executar o desfragmentador de disco até o final do procedimento. Como já informado, é importante desabilitar ou fechar todos os programas que ficam carregados na memória.
É ideal seguir a seguinte seqüência :
1) Execute primeiramente o “verificador de erros”, que é o “scandisk” do Windows XP.
2) Após executar o verificador de erros, realize o “Defrag” do Windows XP.
Após fazer a verificação de erros, desligue o microcomputador por pelo menos 20 minutos para que o mesmo possa resfriar e ter uma melhor condição de realizar a desfragmentação.
* Explicando os indicadores de tela Inicial
Verifique na tela acima que há 04 indicadores quando da tela inicial da opção “Desfragmentação” na guia Propriedades da partição C:
1 – Arquivos fragmentados (Indicação vermelha)
São os arquivos dentro da partição que estão fragmentados, ou seja, soltos em diversas partes dentro do HD. No caso acima, observe que existe uma grande gama de arquivos fragmentados, pois a área vermelha ocupa uma “parte espalhada” dentro do HD.
2 – Arquivos contíguos (Indicação Azul)
Os arquivos de disco contíguos podem ser acessados mais rapidamente do que os fragmentados. O trabalho de “desfragmentação” elimina a fragmentação para assegurar que os arquivos sejam contíguos. Basta comparar com os arquivos fragmentados.
3 – Arquivos que não pode ser removidos (Indicação Verde)
Geralmente estes são tipos de arquivos essências para o funcionamento do próprio sistema operacional e de outros sistemas dentro do HD.
4 – Espaço Livre
Caso haja algum espaço não ocupado dentro do HD. O mesmo será indicado. No exemplo acima, não há espaço livre no HD.
Nos próximas lições veremos mais sobre montagem e configuração de PC. Até a próxima.
0 comentários:
Postar um comentário