* Barramentos
Como foi visto em tutoriais anteriores o conhecimento básico sobre algumas partes fundamentais de computadores, começaremos a partir deste tutorial a detalhar informações mais especializadas sobre os diversos assuntos de montagem e manutenção de PC.
Barramentos é basicamente um conjunto de sinais digitais com os quais o processador se comunica com o seu exterior, ou seja, estabelece uma comunicação com os chips da placa mãe, e demais periféricos.
O barramento pode ser considerado como um caminho de comunicação entre os mais diversos periféricos do computador.
O chamado barramento também é conhecido como Bus e possui como características possuir linhas metálicas que são impressas na placa mãe, conduzindo informações entre a CPU e as placas diversas. Esta velocidade de tempo de transferência de dados e media em Mhz e pela capacidade de transferência em bits.
* Barramento Local
O barramento Local ou “Local Bus” é o barramento mais importante do computador, pois estabelece a comunicação entre o processador e as memórias SRAM e DRAM.
O Local Bus conecta o processador à memória RAM e ao Chip da placa-mãe. Na realidade o Local Bus e a mesma placa de sistema, tipo upgradable, possuindo um slot especial conhecido como o próprio nome de local bus.
O computador 386 e 486 se comunicam com a memória em 32 bits e os periféricos instalados nos slots em velocidades de 16 bits. No Bus, o microcomputador se conecta com esse slot em 32 bits.
No sistema Local Bus, todos os componentes trabalham em 32 Bits e na mesma velocidade do processador, sendo no máximo 33 Mhz “chamado de sistema VESA” e 66 Mhz “sistema PCI”.
Quanto maior for a taxa de transferência do barramento local, melhor e mais rápido será o desempenho do microcomputador.
Porém determinados processadores usam a mesma freqüência de operação externa, no caso 66 Mhz e por isto terão o mesmo desempenho de barramento, seja ela qual for a sua freqüência de operação interna.
Observe um esquema de comunicação Bus:
- Tabela de freqüência de barramento
* Tipos de barramentos, funcionamento e demais informações
- Barramento PCI
Um dos principais tipos de barramentos do computador é chamado PCI. O termo PCI (Peripheral Component Interconnect) foi criado para ser um barramento de expansão.
O PCI foi elaborado e projetado pela empresa Intel na época de desenvolvimento do processador Pentium. Fez tanto sucesso este barramento que é usado até hoje.
Este grande sucesso se deve pelo fato dele trabalhar com velocidade de 32 a 64 bits, o que oferecia altas taxas de transferências. Só para exemplificar essa taxa de transferência um slot PCI de 32 bits pode chegar a transferir 130 Mb por segundo.
Um dos grandes fatores de sucesso do slot PCI pode ser considerado também o fato dele suportar a tecnologia Plug and Play (Pnp), que permite uma placa ser encaixada em um slot PCI e ser automaticamente reconhecida pelo microcomputador.
O barramento PCI padrão trabalha a 32 bits e 33 Mhz o que nos remete uma taxa de transferência de dados de 132 Mbs. A conexão com a placa-mãe é feita através da chamada Ponte Norte ou chipset da placa-mãe.
Vejamos duas figuras:
1 – Slot PCI especificamente
2 – Placa mãe com slot PCI
- Barramento AGP
Para ter uma maior taxa de transferência de informações entre as placas de vídeo e placa-mãe, objetivando ter uma melhor performance em softwares voltada para tecnologia 3D, novamente a empresa Intel arquitetou e desenvolveu um barramento especificamente desenvolvido para a comunicação com o vídeo.
O termo AGP significa (Accelerated Graphics Port), este slot é somente para uso de placas que tem tecnologia.
Desta forma o barramento AGP permite que a placa de vídeo tenha acesso direto a memória RAM do computador, usando-a para armazenar informações que antes ficariam na memória do vídeo, que se encontra localizados na própria placa de vídeo.
O primeiro AGP (1x) trabalhava com velocidade de 133 Mhz, proporcionando uma velocidade no valor de 04 vezes mais ao barramento PCI.
Observe as figuras:
1 – Slot AGP especificamente
2 – Placa mãe com slot AGP
Nas próximas lições veremos mais sobre montagem e configuração de PC. Até a próxima.
0 comentários:
Postar um comentário